Follow Us

domingo, 8 de janeiro de 2012

Encadernação Artesanal Copta


  História da Encadernação

Passos Urbanos

O ofício da encadernação tem origem na Índia, quando os Sutras, que eram escritos em papiros, foram tranferidos para folhas de palmeiras e escritos com caneta de metal, ou entalhados em tábuas de cera. Eram livros enormes, com apenas duas páginas, emendados por um fio e sua sobra era enrolada ao redor do livro para proteger suas placas.

                                                    Códices de Nag Hammadi

Os monges budistas gostaram da idéia e a levou para a Pérsia, Afeganistão, Irã e China, no século I aC. Documentos importantes e grandes (longos) ainda eram escritos em papiros, guardados em pergaminhos.

Aos poucos, foi-se inovando esses registros em folhas de palmeira e foram acrescentando mais folhas, formando uma sanfona. Desse modo, os pergaminhos passaram a ser feitos em forma de sanfona.

Os romanos, baseado na língua latina, chamavam esse livro sanfonado de códice, originado do latim “caudex”, que significa tronco de árvore.

Depois, foram sendo substituídos por folhas soltas, costuradas, como pôde-se constatar com a descoberta dos códices de Nag Hammadi, no Egito, onde os estes eram costurados com a técnica conhecida hoje como copta egípcia.

                                
                                    Banco Amarelo

A palavra Copta vem de um grupo cristão do Antigo Egito.
Os fiéis da religião Copta acabaram desenvolvendo esse tipo de encadernação para a proteção e conservação de seus livros sagrados.


Igreja de Mari Guirguis - Heliópolis - Cairo

A partir do século XV se começa a utilizar a ourivesaria para marcar os livros. Na Idade Média, a maioria dos livros, estava coberto em pele e tinham ponteiras em metal, mas também existiam cobertas de veludo com incrustações de prata para os livros mais elegantes e só em alguns livros, principalmente nos evangelhos, utilizou-se marfim, ouro e pedras preciosas.

                              

Na Idade Moderna, as encadernações de luxo desaparecem, e começa-se a utilizar cartão para proteger as páginas, devido a que era mais barato, e a decoração torna-se importante para não só reconhecer o livro, mas também para representar seu valor.

Há algum tempo, vem se retomando o modelo artesanal para encadernação e, assim, vão se criando modelos em várias costuras.

 Copta

A costura Copta é uma das mais escolhidas porque proporciona livros mais firmes, permite uma abertura da capa em 180º e também seu entrelaçado é muito bonito, quando deixamos a lombada exposta. Ela é muito usada pelos artesãos para confecção de livros.


Copta Etíope ou dupla

A variação da costura Copta  Etíope consta de costura aos pares e com mais de uma agulha ao mesmo tempo.

Hoje essa é uma das costuras mais utilizadas na encadernação artística (a Copta), pois,  permite firmeza na união das folhas e uma abertura total do livro, sendo a mais indicada para quem mantém a prática de utilizar Skecthbooks, ou também chamados Diários Gráficos.

                                                       
                                                             Zoopress

Os skecthbooks (sketch=esboço, book=livro),  são livros e cadernos pessoais de rascunhos e idéias escritas ou desenhadas.  É conhecido por “O Livro do Processo Criativo”.                       

Os sketchbooks são livros especiais e muito importantes… deles muitas vezes saem grandes criações , que derivam de ‘insigts’ ocorridos no dia a dia. Porisso, eles devem estar sempre à mão e com um lápis ou conjunto de lápis aquareláveis.

 Nele, o designer ou artista visual reúne idéias que podem ser usadas no futuro, tornando-as uma peça de design ou um anúncio de sucesso.

Não se sabe ao certo quando essa moda começou, mas sabem-se que os artistas mantêm o hábito de encher páginas e páginas com esboços e notas.

O mais famoso sketchbook já fabricado até hoje é o conhecido Moleskine, e que ficou famoso por suas formas simples e elegantes, e por ter sido utilizado por artistas como Pablo Picasso e Vincent Van Gogh, ou até mesmo pelo romancista Neil Gaiman.

                       
Moleskines originais

Como seu valor é muito alto, as pessoas têm preferido modelos personalizados e elaborados por artesãos.

Aguardem nossa exposição de Sketchbooks da Crafts & Co., em breve!

 Abraços,
              
***

Adaptado  por mim baseado na fonte

http://pt.scribd.com/doc/57302478/Encadernacao
Imagens da net


Nenhum comentário:

Postar um comentário